“A raíz da inovação está na teoria e nos métodos, não na prática. Absorver as melhores práticas, como tem estado em moda, não gera aprendizagem real. A organização que aprende não é uma máquina de clonagem das melhores práticas de outros. Nas organizações que aprendem as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar resultados que elas realmente desejam, onde maneiras novas e expansivas de pensar são encorajadas, onde a aspiração coletiva é livre, e onde as pessoas estão constantemente aprendendo a aprender coletivamente". (Peter M. Senge)


" Há três caminhos para o Fracasso: Não ensinar o que se sabe; Não praticar o que se ensina; Não Perguntar o que se ignora. (São Beda - Citado por Mario Sergio Cortella)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Learning Organizations


Tendo como base os assuntos tratados no blog, incluimos um trecho do filme "Escola de Rock". Neste trecho podemos observar a presença das 5 diciplinas de Senge sendo tratadas de forma descontraida e divertida pelo personagem principal do filme.


Retirado do site: http://www.youtube.com/ em 28/10/2010 ás 20:43hs.


Learning Organizations

Learning organizations é segmentado pelos princípios das 5 disciplinas (Domínio Pessoal, Modelos mentais, Visão compartilhada, Aprendizagem em equipe, Pensamento Sistêmico), idealizado por Peter Senge.

Avaliação do modelo de gestão Marcopolo considerando o modelo learning organizations

Algumas práticas adotadas pela Marcopolo orientadas pelo modelo de Gestão de Competências, que se aproximam do modelo Learning Organizations idealizado por Senge.
*Domínio Pessoal: A Marcopolo possui diversos tipos de programas voltados para a capacitação de profissionais, como: (Programa de Estagiários, Programa de Incentivo á Educação, Centro Marcopolo de Educação Corporativa - CEMEC) entre outros. São oferecidas oportunidades de crescimento pessoal, Programas de qualidade de vida visando o bem estar dos funcionários e seus familiares, levando a empresa uma condição favorável ao modelo Learning Organizations.
*Modelos Mentais: A empresa valoriza e proporciona a troca de experiências com diversas culturas, para que as pessoas tenham visão e uma percepção mais ampla. Com isso a empresa trabalha seus modelos mentais, propiciando uma mudança de comportamento naquilo é feito.
*Visão Compartilhada: Diferentes áreas da empresa possuem objetivos definidos e interligados, impactando nos resultados, relatórios mensais são divulgados redirecionando metas e objetivos a fim de otimizarem seus resultados. Tudo isso ligado a missão, valores e princípios, estabelecendo claramente seus objetivos, gerando comprometimento de todos os funcionários.
*Aprendizagem em Equipe: O modo que a Marcopolo desenvolve a Aprendizagem em Equipe é através de Programas de Desenvolvimento de Supervisores (PDS) e o Centro Marcopolo de Educação Corporativa (CEMEC), desenvolvendo trabalho de liderança e de grupos criativos. A formação de grupos de trabalho com o mesmo objetivo para desenvolver projetos ou novas unidades fabris, colabora para o aprendizado em equipe.
*Pensamento Sistêmico: O desenvolvimento do Pensamento Sistêmico é realizado através do uma grade curricular dentro dos programas (PDS) e (CEMEC), promovendo diversos cursos.  Através do compartilhamento de responsabilidade, formação de grupos de trabalho é desenvolvida a visão de que todos interferem no sistema, passando a responsabilidade a todos.

Com base no estudo de caso do Mestrado profissional de Engenharia. (Hana Cristina Witt) Comentado por Rodrigo C. Munhoz dia 04/11/2010 ás 20h15

Nenhum comentário:

Postar um comentário