“A raíz da inovação está na teoria e nos métodos, não na prática. Absorver as melhores práticas, como tem estado em moda, não gera aprendizagem real. A organização que aprende não é uma máquina de clonagem das melhores práticas de outros. Nas organizações que aprendem as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar resultados que elas realmente desejam, onde maneiras novas e expansivas de pensar são encorajadas, onde a aspiração coletiva é livre, e onde as pessoas estão constantemente aprendendo a aprender coletivamente". (Peter M. Senge)


" Há três caminhos para o Fracasso: Não ensinar o que se sabe; Não praticar o que se ensina; Não Perguntar o que se ignora. (São Beda - Citado por Mario Sergio Cortella)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mario Sergio Cortella - Programa do Jô


Mário Sérgio Cortella, conversa com Jô Soares, sobre ética, moral e amoral.

Fonte: Video retirado do site http://www.youtube.com/ em 14/10/2010 às 20:44hs.


Comentando sobre Ética, Moral e Amoral x Modelos mentais:

A palavra ética vem do grego ethos, que é século VI a.C. significa "morada do humano". Ethos também significa "marca" ou " caracter".
De acordo com Cortella, ética é o conjunto de valores e príncipios, adquiridos em nossa trajetória de vida. Através dos costumes e crenças, da nossa familia, amigos, pessoas próximas, de acordo com a época em que vivemos. Que usamos para responder as três grandes perguntas: QUERO? DEVO? POSSO?

No livro ´Qual é a Tua Obra" Cortella afirma que "é impossivel pensar em ética se a gente não pensar em convivência. Afinal, o que é a ética? A ética é o que marca a fronteira da nossa convivência. Seja com as outras pessoas, seja com o mercado, seja com os indivíduos. Ética é aquela perspectiva para olharmos os nossos princípios e os nossos valores para existirmos juntos.
Nós, humanos, vivemos em condomínio. Nós temos autonomia, porém não temos soberania. Não agimos por instinto. Agimos por reflexão, por decisão, por juízo. A ética é o conjunto de príncipios e valores da nossa conduta na vida junta. Portanto, ética é o que faz a fronteira entre o que a natureza manda e o que nós decidimos. A ética é aquilo que orienta a sua capacidade de decidir, julgar, e avaliar.


O que é moral?  A prática da resposta.
Nós vivemos muitas vezes dilemas éticos. Há coisas que eu quero, mas não devo. Há coisas que eu  devo, mas não posso. Há coisas que eu posso, mas não quero. Quando você tem paz de espirito? Quando tem um pouco de felicidade? Quando aquilo que você quer é o que você deve e o que você pode."  ( Sitação biblica: De nada adianta a um homem ganhar o mundo se ele perder sua alma - Mt. 16,26).

O que é amoral? Amoral é todo aquele que não decide, não exerce seu direito de escolha, por falta de lucidez ou insanidade mental.



Fonte: Livro "Qual é a tua Obra" autor: Sérgio Mario Cortella
Editado em 18/11/2010 às 14:00hs.Caroline Casimiro




Alinhando com Peter Senge: Valores e principios também, formam os modelos mentais. A percepção das pessoas, só se modificam, se elas compartilharem outros modelos mentais. Modelos mentais é como a ética. Impulsiona a pessoa decidir o que QUER, DEVE E PODE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário