“A raíz da inovação está na teoria e nos métodos, não na prática. Absorver as melhores práticas, como tem estado em moda, não gera aprendizagem real. A organização que aprende não é uma máquina de clonagem das melhores práticas de outros. Nas organizações que aprendem as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar resultados que elas realmente desejam, onde maneiras novas e expansivas de pensar são encorajadas, onde a aspiração coletiva é livre, e onde as pessoas estão constantemente aprendendo a aprender coletivamente". (Peter M. Senge)


" Há três caminhos para o Fracasso: Não ensinar o que se sabe; Não praticar o que se ensina; Não Perguntar o que se ignora. (São Beda - Citado por Mario Sergio Cortella)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Aprendizagem Organizacional e As 5 Diciplinas de Senge

Segundo Peter Senge, nas organizações que aprendem, as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar resultados que elas realmente desejam, onde maneiras novas e expansivas de pensar são encorajadas, onde a aspiração coletiva é livre, e onde as pessoas estão constantemente aprendendo a aprender coletivamente.
 Através destes conceitos, Peter Senge subdivide os métodos de aprendizagem:
 *Modelagem: Acontece quanto aprendemos habilidades pela observação, ou seja, através do conhecimento e práticas adquiridas por nossos colegas de trabalho ou pessoas que estão ao nosso redor.
 *Configuração: É quando aprendemos por reforço ou recompensas de pequenos passos acumulativos até o comportamento desejado.
 *Teoria da Aprendizagem Cognitiva: Enfatiza que a aprendizagem ocorre de forma complicada, envolvendo muitas habilidades e compreende que nem mesmos nossos aprendizes conseguem demonstrar suas idéias e percepções de forma clara.
 *Aprendizagem Informal: É quando o processo de aprendizagem acontece sem qualquer planejamento determinado pela organização. Neste caso, não existe uma estrutura, um plano ou simplesmente um instrutor ou orientador. Ela é subdividida em habilidades práticas, intrapessoais, interpessoais e conscientização Cultural.
 O estilo de aprendizagem é a maneira de uma pessoa aprender refletindo o fato de que as pessoas aprendem melhor de maneira diferentes. Ele ocorre pela experiência concreta que envolve as novas experiências, o observação refletiva, que é a observação das experiências através de diversas perspectivas, a conceitualização abstrata, que é a integração das observações em explicações e a experiência ativa, que envolve o uso das teorias de tomada de decisão e soluções de problemas.
 Para estimularmos o aprendizado, é importante criar um ambiente apropriado ao aprendizado, para planos de ação, cenários e estudo das necessidades dos clientes. assim, teremos a possibilidade de expandir nossos modelos mentais, através de reunião e aprendizagem em equipe, assim como, o planejamento de evento que demonstrem a importância da aprendizagem na vida de todos.

As 5 Disciplinas

 * Domínio Pessoal: significa aprender a expandir as capacidades pessoais para obter os resultados desejados e criar um ambiente empresarial que estimule todos os participantes a alcançar as metas escolhidas.
 * Modelos Mentais: consiste em refletir, esclarecer continuamente e melhorar a imagem que cada um tem do mundo, a fim de verificar como moldar atos e decisões.
 * Visão Compartilhada: é estimular o engajamento do grupo em relação ao futuro que se procura criar e elaborar os princípios e as diretrizes que permitirão que esse futuro seja alcançado.
 * Aprendizado em Equipe: está em transformar as aptidões coletivas ligadas a pensamento e comunicação, de maneira que grupos de pessoas possam desenvolver inteligência e capacidades maiores do que a soma dos talentos individuais. 
* Pensamento Sistêmico: é criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas. É essa quinta disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico.

 
 Estas disciplinas permitem a compreensão de fatores atuantes nas tensões interpessoais, ativam o entendimento da importância dos modelos mentais nas decisões individuais, refletem a consciência da atitude ativa ou passiva num empreendimento e permitem a exposição das diferenças sem criar sentimentos de estranhamento. Cada uma das disciplinas influencia as outras, são todas dependentes entre si.

Bibliografia:




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário