“A raíz da inovação está na teoria e nos métodos, não na prática. Absorver as melhores práticas, como tem estado em moda, não gera aprendizagem real. A organização que aprende não é uma máquina de clonagem das melhores práticas de outros. Nas organizações que aprendem as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar resultados que elas realmente desejam, onde maneiras novas e expansivas de pensar são encorajadas, onde a aspiração coletiva é livre, e onde as pessoas estão constantemente aprendendo a aprender coletivamente". (Peter M. Senge)


" Há três caminhos para o Fracasso: Não ensinar o que se sabe; Não praticar o que se ensina; Não Perguntar o que se ignora. (São Beda - Citado por Mario Sergio Cortella)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Zoom


No vídeo "Zoom", postado acima, podemos observar as diferentes percepções dos seres humanos diante de uma determinada imagem/ situação.

Retirado do site http://www.youtube.com/watch?v=5NhgntFHLfU dia 04/11/2010 ás 20:36hs


Conceito de Percepção

Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consistem na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.

Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Percep%C3%A7%C3%A3o dia 04/11/2010 ás 20:38hs

Após assistirmos o vídeo, discutimos e comparamos a interpretação de cada um do grupo em relação ao zoom. E, ficou claro que o ZOOM retrata a percepção do ser humano, diante de tudo que vê. Cada individuo interpreta uma mesma situação/imagem de acordo com os pré-conceitos, princípios éticos, e morais relacionados á sua cultura. Este conjunto é chamado de "modelos mentais", que são os formadores de opinião.
Nós seres humanos costumamos julgar pessoas ou situações pelo que vemos, de acordo com nossos pré-conceitos e premissas. E, muitas vezes fazemos uma má interpretação distorcendo a realidade. Só podemos mudar nossos modelos mentais, através do compartilhamento. Onde, são expostas diferentes percepções e, ao dividir, todos ganham conhecimento. E, aos poucos vamos nos livrando da "cegueira" chamada ignorância. Peter Senge e Mario Sérgio Cortella, tem "modelos mentais" baseados em princípios e valores semelhantes. Ambos acreditam que o conhecimento é essencial para o crescimento do ser humano, tanto profissional como pessoal. E o processo de aprendizagem, é continuo dinâmico, e precisa ser compartilhado sempre. Pois, á prática é a melhor maneira de alcançar a perfeição. 

Comentado por Caroline Casimiro, Maria Rebeca e Rodrigo Criscuolo em 18/11/2010 às 14:00hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário