“A raíz da inovação está na teoria e nos métodos, não na prática. Absorver as melhores práticas, como tem estado em moda, não gera aprendizagem real. A organização que aprende não é uma máquina de clonagem das melhores práticas de outros. Nas organizações que aprendem as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar resultados que elas realmente desejam, onde maneiras novas e expansivas de pensar são encorajadas, onde a aspiração coletiva é livre, e onde as pessoas estão constantemente aprendendo a aprender coletivamente". (Peter M. Senge)


" Há três caminhos para o Fracasso: Não ensinar o que se sabe; Não praticar o que se ensina; Não Perguntar o que se ignora. (São Beda - Citado por Mario Sergio Cortella)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Marcopolo, uma Gigante Brasileira - Exemplo de Organização que Aprende


Nesta fase do trabalho vamos comentar sobre Learning Organization tendo como base a empresa Marcopolo. A cima estamos postando um vídeo, que fala da estrutura da empresa e nos ajuda a entender os futuros comentários.


Video retirado do site: "http://www.youtube.com.br/" ás 09:48 de 28/10/2010




Grupo Marcopolo

Fundada em 1949, a Marcopolo investe em tecnologia, aprimoramento e superação. A empresa promove a contínua elevação da qualidade de vida de seus colaboradores e das comunidades onde atua, por meio de diversas iniciativas em educação, cidadania e gestão ambiental. Uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do mundo, passou, recentemente, a atuar também nos segmentos de LCV, peças e componentes e de produtos plásticos.

Empresas Marcopolo Marcas:

Marcopolo, Ciferal, Volare, MVC, MoneoFábricas Brasil, Colômbia, Argentina, México, Índia, Egito e África do Sul, Empresas comerciais, MIC, Ilmot.

Visão da Corporação

Ser reconhecida mundialmente como a empresa brasileira mais competitiva nos segmentos de negócios em que estiver atuando e de sólida imagem econômica e social.

Alguns Valores da Corporação

O relacionamento das pessoas na Marcopolo é de respeito, valorização e transparência. Qualquer pessoa, seja da empresa ou de fora dela, deve ser tratada com dignidade e justiça. O respeito e a valorização do ser humano representam a base de sustentação de todos os Valores da Marcopolo.  



Excelência nos Resultados
A busca da Excelência nos Resultados, em tudo que fazemos, é a garantia do crescimento sustentável da Marcopolo.

Ética

A Marcopolo adota uma atitude de responsabilidade e respeito para com as pessoas e instituições com as quais se relaciona, agindo de acordo com as leis e regulamentos vigentes para o negócio em que atua. É de grande importância para a empresa que conflitos de interesses que possam envolver administradores e colaboradores, entre outros, sejam evitados. Na ocorrência de situações de conflito, essas devem ser resolvidas de forma transparente, com julgamento de valores por parte do Comitê de Recursos Humanos e Ética.
A empresa foi uma das pioneiras no Brasil, em seu segmento de atuação, na criação de um código de conduta, divulgado interna e externamente para todos os públicos de interesse da empresa.

     Referências bibliográficas:

     Site da Marcopolo: http://www.marcopolo.com.br  editado  no dia 28/10/2010 às 09:50hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário