“A raíz da inovação está na teoria e nos métodos, não na prática. Absorver as melhores práticas, como tem estado em moda, não gera aprendizagem real. A organização que aprende não é uma máquina de clonagem das melhores práticas de outros. Nas organizações que aprendem as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar resultados que elas realmente desejam, onde maneiras novas e expansivas de pensar são encorajadas, onde a aspiração coletiva é livre, e onde as pessoas estão constantemente aprendendo a aprender coletivamente". (Peter M. Senge)


" Há três caminhos para o Fracasso: Não ensinar o que se sabe; Não praticar o que se ensina; Não Perguntar o que se ignora. (São Beda - Citado por Mario Sergio Cortella)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mario Sergio Cortella - Entrevista ao Fórum HSM Gestão e Liderança (1° Parte)


Mário Sérgio Cortela comentando sobre Gestão do Conhecimento, em entrevista para o Fórum HSM sobre Gestão e Liderança. (Primeira Parte) Obs: Este video não fala sobre gestão e liderança. Porém, achamos interessante colocar, por ser o inicio da entrevista.  Aproveitamos a oportunidade para compartilhar a definição de gestão e liderança por Cortella em seu livro: Qual é a tua Obra?.

Video retirado do site: http://www.youtube.com/ dia 14/10/2010 às 20:35hs.



É interessante a definição de lider no Livro qual a tua obra de Sérgio Mario Cortella: "O líder é aquele que tem uma força intrínseca e qualquer uma de nós pode sê-lo. Depende da circunstância e da disposição, aquilo que Maquiavel chamava de juntar a virtu com a fortuna, a capacidade com a ocasião, a virtude com a sorte. O líder é aquele ou aquela capaz, numa dada circunstância, de levar adiante pessoas, projetos, ideias, metas."

"Eu nasci não pronto e vim me fazendo"
De acordo com Cortella ninguém nesce lider. Mas qualquer um pode se tronar líder no processo da vida. A liderança é uma escolha, que exige estupenda capacidade de ser humilde. Saber que não se sabe tudo, saber que não se sabe todas as coisas e, especialmente, saber que não se é único a saber.
" Uma das coisas mais inteligentes que um homem e uma mulher podem saber é saber que não sabem"

O líder é humilde. Não precisa humilhar outro para ser superior. Ele é inteligente para aprender e crescer junto com as outras pessoas.
"Então, o que é líder? é instrutor e um parceiro de asas." 

 Quando fala de gestão em Qual é a tua obra?, Cortella meciona; certa vez, que foi questionado como trataria a educação corporativa se fosse líder de uma empresa; " A educação corporativa seria uma questão prioritária, mas não exclusiva. Afinal de contas, uma empresa precisa ter sustentabilidade de sua lucratividade, rentabilidade, produtividade e competitividade. A sustentabilidade nesses quatro tópicos advém de fatores: competência que ela desenvolve dentro do mercado, o tipo de produto com o qual ela lida, a capacidade de planejamento estratégico, mas depende também essencialmente do modo como ela maneja o estoque de conhecimento que dentro dela atua, que está exatamente nos colaboradores. Hoje, o trabalho das pessoas não pode mais ser entendido como commodity,  Por isso, eu, se presidente de empresa fosse, faria da formação continuada algo prioritário, porque é nisso que se dá hoje a diferenciação no que se refere ao conjunto das organizações.
 Essa educação continuada pressupõe a capacidade de dar vitalidade à ação, às competências, às habilidades, ao perfil das pessoas"
 Cortella menciona que como presidente de uma organização, facilitaria atividades que envolvam a sensibilidade estética no campo da música, da poesia, das artes plásticas, para que as pessoas tenham prazer pela estrutura de conhecimento em seus múltiplos níveis. "Aliás, as empresas que estão indo céleres em direção ao futuro são aquelas em que o presidente faz isso. Se a liderança não estiver voltada para dar uma prioridade a essa temática da formação contínua, o máximo que ela terá é sucesso extemporâneo."

" Se você não acredita que educação é um bom investimento, tente investir em ignorância"

Ditado chinês: " Quando dois homens vêm andando na estrada, cada um carregando um pão, e trocam os pães quando se encontram, cada um vai embora com um pão. Mas, quando dois homens vêm andando na estrada, cada um com uma ideia, e ao se cruzarem trocam as ideias, cada um vai embora com duas idéias".

" Essa é a finalidade de líderes bem preparados e liderados bem conduzidos: juntar-se digna e eticamente a fim de trocar ideias para todos terem pão."
Fonte: Livro Qual é a tua Obra?  Autor: Mário Sérgio Cortella
Trecho editado em 18/11/2010 às 13:15hs.


Caroline Casimiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário