“A raíz da inovação está na teoria e nos métodos, não na prática. Absorver as melhores práticas, como tem estado em moda, não gera aprendizagem real. A organização que aprende não é uma máquina de clonagem das melhores práticas de outros. Nas organizações que aprendem as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar resultados que elas realmente desejam, onde maneiras novas e expansivas de pensar são encorajadas, onde a aspiração coletiva é livre, e onde as pessoas estão constantemente aprendendo a aprender coletivamente". (Peter M. Senge)


" Há três caminhos para o Fracasso: Não ensinar o que se sabe; Não praticar o que se ensina; Não Perguntar o que se ignora. (São Beda - Citado por Mario Sergio Cortella)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Porque a Marcopolo quer ser uma organização que aprende?

O principal objetivo da Marcopolo é estar preparada para competir no mundo globalizado. Para ela é fundamental estar sempre aprendendo e evoluindo para, assim, adquirir maior habilidade e competência em fatores como: inovação, velocidade de resposta ao cliente, flexibilidade e capacidade de aprender.
O remanejamento de executivos e profissionais é uma necessidade da empresa devido às mudanças na atuação global sem perder vantagens de empresa local. Competição mais acirrada, voltada para o foco no cliente, clientes mais exigentes, em que a problemática “preço X qualidade”, será cada vez mais evidente no fator de decisão de compra e rede de parcerias por alianças estratégicas e operacionais, são essenciais no negócio da Marcopolo.
A Marcopolo criou um Centro de Educação Corporativa, com objetivo de focar as competências primordiais que norteiam os negócios Marcopolo, utilizando o modelo de gestão LEARNING ORGANIZATIONS, composto pelas cinco disciplinas de Peter Senge.
Learning Organization (Aprendizagem Organizacional), são organizações que têm capacidade de aprender, renovar e inovar continuamente.

Análise critica com base no estudo de caso por Hana Cristina Witt.

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